quinta-feira, novembro 22, 2007

II Edição do Prémio Literário José Luís Peixoto


O “Prémio Literário José Luís Peixoto” é um concurso de âmbito internacional, aberto a cidadãos de nacionalidade portuguesa, e ainda a cidadãos naturais e/ou residentes em países de língua oficial portuguesa. Para além de homenagear o patrono do prémio, José Luís Peixoto, natural do Concelho de Ponte de Sor, o mesmo tem como objectivo incentivar a criatividade literária entre os jovens, bem como o gosto pela leitura.

Neste contexto, a Câmara Municipal de Ponte de Sor promove a 2ª edição do “Prémio Literário José Luís Peixoto” em 2008 que, por ser par, e segundo o Regulamento, se destina a premiar trabalhos inéditos na modalidade de Poesia.

Podem concorrer jovens que completem 25 anos de idade até ao dia 31 de Dezembro de 2008.

Os candidatados devem fazer chegar os seus trabalhos, à Câmara Municipal de Ponte de Sor, impreterivelmente, até ao dia 15 de Março de 2008.



10 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde;

gostaria de obter uma informação que me intriga. No regulamento diz-se que podem ser concorrentes os indivíduos que completem 25 anos até 31 de Dezembro. Quer isto dizer que é preciso ter 25 anos para participar no concurso? Alguém com 24 ou 26 não o pode fazer?

Obrigado...

Anónimo disse...

Exactamente esta a dúvida que tenho... só pode concorrer quem faz/fez 25 anos em 2008? Ou pessoas com menos de 25 anos, ou que alternativamente façam 25 anos este ano?
É que a ideia com que fico ao ler o regulamento parece confirmar a 1ª hipótese, mas parece-me pouco lógico que haja uma especificidade tão grande nas idades a concurso.

Anónimo disse...

Os contos vencedores da primeira edição do "Prémio Literário José Luís Peixoto" já foram públicados? Como é possível ter acesso a eles? Gostaria de lê-los.

Anónimo disse...

Também gostaria de ser esclarecida quanto ao limite inferior das idades a consurso: jovens com 18 anos podem concorrer?

Desde já obrigada.

Carmen Ezequiel disse...

Boa tarde, com tão poucos interesses na área da poesia é certamente desmotivante que a questão da idade seja importante. (Para responder à questão da idade colocada acima) todos os interessados com idade compreendida, entre o saber escrever, de qualquer idade, e até aos 25 anos inclusivé poderão participar. Por exemplo, se fizer 25 anos em Setembro de 2008, pode participar. Se tem 24, 23, 22 e por aí abaixo, pode participar. Só não podem participar pessoas, como eu, que infelizmente já devo ser bastante velha, com 32 anos. E que com tantos prémios e concursos que por aí há, não nos seja permitido aceder a eles. Será que José Luís Peixoto é assim tão jovem? Ou terá sido, antes a cidade de Ponte de Sôr, a ser descoberta há 25 anos?... Muita coerência que existe no país!

Anónimo disse...

Boa noite,

Gostaria de esclarecer três dúvidas:
1) Caso apresente dois manuscritos distintos, devem eles ser assinados com o mesmo pseudónimo ou cada um deve ser assinado com um pseudónimo distinto?
2) Quantas cópias é necessário enviar de cada trabalho?
3) Considerando as regras estipuladas para a redacção dos documentos, é possível redigir o trabalho em duas colunas? Isto porque 20 páginas A4 em poesia correspondem a muito menos texto que 20 páginas A4 em prosa, caso não se usem colunas.

Muito obrigado

adamastorasolta@gmail.com disse...

André

Para além do mísero prémio de 1.000€ que não é incentivo pecuniário algum para a dedicação de ninguém à escrita, a Câmara Municipal reserva para si todos os direitos da edição do trabalho vencedor!

Isto é gozar com a cara das pessoas?

Tenham juízo...É preferível as pessoas remeterem os seus trabalhos a editoras a arriscarem-se a ganhar este concurso e venderem-se por tão baixo preço.

Muito obrigado

Anónimo disse...

De facto, isto não é um prémio é comprar enlatados de poesia para vender na praça.

Ainda me pergunto porque é que um jovem escritor como o Luís se associa a uma coisas destas.

Rui Marques

Anónimo disse...

Num concurso de literatura, no género de poesia, os regulamentos não deveriam estar mais explícitos? Nomeadamente em relação ao factor idade...

"Jovens que completem 25 anos de idade", é uma frase algo dúbia de interpretar. E faz algum sentido esta limitação de idade, tanto para mais ou menos anos?

Meus senhores...Fernando Pessoa, que se saiba não escreveu grande coisa antes dos 25 anos.....e conhecemos muitos génios que morreram antes disso.

Anónimo disse...

Gostaria de ser esclarecida quanto ao seguinte, e desde já agredeço:

- é referido no regulamento que os trabalhos devem ser endereçados por correio registado; acontece que me esqueci de o fazer, tendo antes endereçado em correio normal. Isto é um factor de exclusão ou serve apenas como factor de segurança no caso de os mesmos trabalhos não chegarem ao destino indicado?

- Li acima um comentário em que alguém refere a possibilidade de se formatar os textos em duas colunas, foi exactamente o que fiz, pois 20 páginas em poesia é demasiado restrito, penso eu; isto constitui um facto de exclusão?