sábado, novembro 25, 2006

José Luís Peixoto

Câmara Municipal de Ponte de Sor tem a honra de proceder à apresentação do último romance do escritor José Luís Peixoto – “ Cemitério de Pianos”, que se realiza no dia 29 de Novembro (4ª feira), pelas 18 horas, na Biblioteca Municipal de Ponte de Sor, com a presença do autor.
Esta actividade é organizada pela Câmara Municipal de Ponte de Sor.





José Luís Peixoto nasceu em 1974 (Galveias, Ponte de Sor). É licenciado em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês e Alemão) pela Universidade Nova de Lisboa. Tem publicado poesia e prosa. Recebeu o Prémio Jovens Criadores (área de literatura) nos anos 97, 98 e 2000. Em 2001, o seu romance Nenhum Olhar recebeu o Prémio Literário José Saramago.
Está representado em dezenas de antologias de prosa e de poesia, traduzidas para outras tantas línguas. É colaborador de diversas publicações nacionais e estrangeiras. É autor de peças de teatro representadas em alguns dos palcos mais prestigiados da Europa: em 2005, escreveu as peças de teatro «Anathema» (estreada no Theatre de la Bastille, Paris) e «À Manhã» (estreado no Teatro São Luiz, Lisboa). Os seus romances estão publicados em França, Itália, Bulgária, Turquia, Finlândia, Holanda, Espanha, República Checa, Croácia, Bielorrússia e Brasil, estando actualmente em preparação edições no Reino Unido, Hungria e Japão.




Cemitério de Pianos
Numa Lisboa sem tempo, entre Benfica e o centro, nascem, vivem, sonham, amam, casam, trabalham e morrem as personagens deste livro.
No ventre de uma oficina de carpintaria aninha-se o cemitério de pianos, instrumentos cujo mecanismo, à semelhança dos seres que os rodeiam, não está morto, encontrando-se antes suspenso entre vidas. Exílio voluntário onde se reflecte, se faz amor, lugar de leituras clandestinas, espaço recatado de adúlteros, pátio de brincadeiras infantis e confessionário de mortos, é o espaço onde se encadeiam gerações.



Em 2006, a Câmara Municipal de Ponte de Sor instituiu o Prémio Literário José Luís Peixoto que visa distinguir jovens talentosos na área da literatura, e cujo objectivo é «incentivar a criatividade literária entre os jovens».


>> Imagens da Apresentação



Sem comentários: